O jornal é material riquíssimo, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.
Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe.
Objetivo
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação, bem como conhecer particularidades próprias de cada gênero textual.
Objetivos específicos
Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;
Avaliar se o texto é claro;
Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;
Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos;
Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.
Ler e reescrever situações reais ou imaginárias, tanto individual como coletivas.
Turma
16 alunos do 3º ANO II
Professora: JANICE
Metodologia
Pedir aos alunos escolhidos, o resumo da pesquisa de notícias
Solicitar a identificação dos principais elementos do discurso jornalístico :
O quê?
Quem?
Como?
Onde?
Por quê?
Quando?
Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.
Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.),
Avaliação
Constante, considerando o que o aluno aprendeu e não o que deixou de aprender, sendo que ao confeccionar o jornal como fonte de pesquisa ele saiba onde pode encontrar materiais específicos, reconhecendo a importância do jornal como fonte de leitura informação e pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário